Lulu?

Se você vive no mesmo planeta redondo e azul que eu, já deve saber o que é o Lulu.

Ok, se você tá por fora, eu explico: é um aplicativo para mulheres avaliarem anonima e publicamente homens, aos quais são atribuídos uma nota e algumas hashtags que vão desde #respeitaasmulheres até #trespernas. Só mulheres conseguem acessar o programa e todos os homens estão participando – mesmo sem saber – se tiverem um perfil no Facebook.

Aí, bem, se você é homem, pode estar pensando:

– Epa! Não me reduzam a uma nota e um conjunto de hashtags! Pelas minhas costas? Isso é errado!

Sim, é errado, indiscutivelmente.

Agora vamos parar e refletir que esse tipo de avaliação fútil e desrespeitosa já é feita com as mulheres em diversos círculos sociais e se constitui como uma das expressões mais notáveis do machismo. Desde o corredor da escola, dando notas para as meninas, se repetindo na lanchonete da faculdade e até no café do trabalho, com gente adulta – coisa triste.

Depois de ler algumas várias resenhas sobre o aplicativo, não posso deixar de notar a armadilha em que estão se jogando alguns mais afoitos: o Lulu não é um aplicativo feminista. Basta lembrar como ele junta mulheres no único intuito de rotular homens, ou se atentar para as hashtags geradas: #pagaaconta, #pracasar, entre outras. Um aplicativo em que mulheres são estimuladas a se comportarem de forma fútil e superficial só reafirma estereótipos machistas. Se vale a adaptação do conceito, notem que o Lulu não passa nem no teste de Bechdel.

O machismo é como ar: não está em tudo, mas tudo está imerso nele. É como o vento: invisível, mas basta por o pé na rua para senti-lo, todos os dias.

 

diegoquinteiro

Meu nome é Diego Moreno Quinteiro, tenho 29 e moro em São Paulo, cidade que amodeio. Gosto de escrever, de colocar vírgulas e de não ligar pra ortografia – então fiz um blog.

 

Warning: require_once(/home/wp_24se69/diegoquinteiro.com/wp-content/themes/casper-master/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /home/wp_24se69/diegoquinteiro.com/wp-includes/template.php on line 688

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/home/wp_24se69/diegoquinteiro.com/wp-content/themes/casper-master/footer.php' (include_path='.:/usr/local/lib/php:/usr/local/php5/lib/pear') in /home/wp_24se69/diegoquinteiro.com/wp-includes/template.php on line 688